Blog Ian Albuquerque

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

As Faces de Chico



“AS FACES DE CHICO”

                Julinho da Adelaide (pseudônimo de Chico Buarque) – nasceu na Vila do Meio-Dia, (antes, Brejo da Cruz), saído da adolescência, foi para a cidade grande e venceu, como compositor popular. Com o intento de matar a saudade do seu povo, da sua gente humilde, volta ao lugar, somando-se a isso, uma outra idéia, a de buscar inspiração naquelas mulheres tão batalhadoras, para concluir um CD de sambas de partido alto.

A visita acontece, e gera muita comoção, todos se emocionam e o reverenciam, mas o que Julinho não esperava, é que durante os bons papos, e brindes, fossem desaguar, tantas revelações doloridas, e um grande segredo, que até então, o próprio Julinho não sabia.Os conflitos que vão numa crescendo, são entrecortados por canções, que revelam o perfil, de quem dialoga com o ilustre visitante. No bar do Menino Jesus, desabafos poéticos. No encontro com Nicanor, um velho vendedor de pássaros, mais segredos. Clima de ciúmes e traições, entre as mulheres.

              Julinho percebendo, que muita coisa não mudou entre seus velhos amigos, (pois até o analfabetismo, e muito preconceito, ali, ainda imperam), resolve transformar, mudar a sua idéia de fazer o CD de samba, para a de escrever um belo auto, da via – crucis do ex-Menino Jesus, o filho amado de Carolina. Surpresa e muita emoção. Um final surpreendente, com direito a análise, do comportamento de toda uma gente simples, mas viva, muito viva, na busca de seus direitos.



Ian Albuquerque

fonte: email recebido com release por Lucivan Rocha ( Diretor )



Nenhum comentário:

Postar um comentário