Blog Ian Albuquerque

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

11/10/10 - Menino, garoto, moleque, não importa, pois, todos são crianças.

Dia Mundial da Criança 


Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o Dia Mundial da Criança não é só uma festa onde as crianças ganham presentes. É um dia em que se pensa nas centenas de crianças que continuam sofrendo de maus tratos, doenças, fome e discriminações.


O primeiro Dia Mundial da Criança foi em 1950. Tudo começou logo depois da 2ª Guerra Mundial, em 1945. Muitos países da Europa, do Médio Oriente e a China entraram em crise, ou seja, não tinham boas condições de vida e as crianças desses países viviam muito mal porque não havia comida e os pais estavam mais preocupados em voltar à sua vida normal do que com a educação dos filhos. Em 1946, um grupo de países da ONU (Organização das Nações Unidas) começou a tentar resolver o problema. Foi assim que nasceu a UNICEF. Mesmo assim, era difícil trabalhar para as crianças, uma vez que nem todos os países do mundo estavam interessados nos direitos da criança.

Foi então que em 1950, a Federação Democrática Internacional das Mulheres propôs às Nações Unidas que se criasse um dia dedicado às crianças de todo o mundo.Este dia foi comemorado pela primeira vez  em 1 de Junho de 1950. Com a criação deste dia, os estados-membros das Nações Unidas, reconheceram às crianças, independentemente da raça, cor, sexo, religião e origem nacional ou social o direito a:
- afeto, amor e compreensão;alimentação adequada;
- cuidados médicos; educação gratuita;
- proteção contra todas as formas de exploração;
- crescer num clima de Paz e Fraternidade universais.


No Brasil, o Dia da Criança é comemorado juntamente com o dia de Nossa Senhora Aparecida, em 12 de outubro, que é um feriado.O Dia da Criança no Brasil foi criado nadécada de 1920, por proposta do Deputado Federal Galdino do Valle Filho (cidadão do Rio de Janeiro). A Câmara aprovou a idéia e o dia 12 de outubro foi oficializado como Dia da Criança pelo Presidente Arthur Bernardes, através do decreto nº 4867 de 5 de novembro de 1924. Mas, somente em  1960, quando a empresa Estrela decidiu fazer uma promoção em conjunto com a Johnson & johnson, lançando a "Semana do Bebê Robusto", é que a data passou a ser comemorada. Logo depois, outras empresas decidiram criar a Semana da Criança para aumentar as vendas de brinquedos, onde atualmente feriados como: dia dos pais, mães e natal pra muitos é um mero dia para aumentar as vendas.




                                Feliz dia da C R I A N Ç A !

Um comentário:

  1. Muito bom o texto ... parabéns .

    As crianças realmente são lindas e nós q já vivemos essa fase , sabemos o quanto é gostoso brincar com os amigos, os priminhos e até com adultos q gostam desses momentos, tão assim ,simplesmente divertidissimo.
    Bjaõ Ian!!!

    ResponderExcluir