Blog Ian Albuquerque

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

21/10/10 - Fotografia e a Moda. A Arte da inovaçao!


Fotografar é colocar na mesma linha de mira, a cabeça, o olho e o coração.( Henri Bresson )

 A fotografia é uma ferramenta essencial para a comunicaçao em massa. Fotografar não é  um click qualquer para registrar um momento, é a arte de percepçao de luz, sombra, foco, movimento, posiçao,, tempo e espaço que  estar cada vez mais requintada, principalmente no mundo glamuroso da Moda. Dos principais fotografos para exposiçoes ou editoriais de revistas famosas, destaco: Ryan McGinley que se especializou na arte do Nu Artisitico, Dennis Mechan que só tira fotos em preto e branco ou envelhecidas, Fransl Lating fotografo de paisagens panoramicas da natureza( trabalhou para O National Geografic), Eugenio Recuenco seus trabalhos são  criativos e arrebatadores (Diesel, Herrera, Chanel, Vuitton,etc) onde as imagens são dispostas em sequência onde passa uma mensagem publicitaria e o excelente fotografo Tim Walker com seus registros ludicos do mundo da fantasia.













Fotografia na moda é de suma importancia para qualquer agencia ou revista que utiliza-se da criatividade de profissionais responsaveis em transformar o momento magico, como se um sonho fosse realizado, se materializando. Até chegar impressa na revista, as fotos passam por varios processos, desde a escolha do modelo que combine com o tema ao maquiador e cabeleireiro, etc Considero as revistas Vougue (1892) e Vanity Fair ousadas em suas ediçoes que sempre buscam mostrar uma tendencia através de suas lindas fotografias. O britanico  Tim Walker  especializou-se em ofereçer sua arte à varias revistas de moda inernacionais com seus clicks inovadores e inusitados, quase estranhos!






As revistas de moda inserem na cultura, ideais de luxo, ostentação e poder e imortalizam os momentos que escreve com a luz ou um reflexo da realidade ou ainda um mundo utopico onde tudo pode aconteçer . A moda contribui bastante para a realizaçao desses sonhos. Estudos afirmam que os primeiros registros de vestuarios foram feitos na pré-história, com os sumerios, egipicios e gregos e a origem da fotografia reconhecida e produzida foi em  1826 pelo frances Joseph Niepce, sem esqueçer de Leonardo da Vinci e sua camara escura ( 1558 ). A relaçao da Moda com a Fotografia colorida ( 1861 - James Maxwell )   inicia-se no sec. XIX, mas, são colocadas nas revistas depois que descobrem sua reproduçao.








Ser fotografo de moda é entrar no mundo da beleza, luxo e glamour. È captar tudo isso na imagem, dar vida, aguçar a imaginaçao ou interpretaçao da realidade. È criar um cliclo de amizade ligados a area, como: cabeleireiros, maquiadores, produtores, modelos e logicamente a arte e a tecnica de fotografar, seja em ambientes naturais ou tematicos. Ser um profissional da fotografia é entender de design, pintura, mutimidia, cinema, jornalismo, informatica e principalemente do Ser Humano que expressa suas emoções através de gestos e movimentos do corpo e/ou face.


Reconhecer o studium é fatalmente encontrar as intenções do fotógrafo, entrar em harmonia com elas, aprová-las, dicutí-las em mim mesmo, pois a cultura (com que tem a ver o studium) é um contrato feito entre os criadores e os consumidores. (…) A esse segundo elemento que vem contrariar o studium chamarei então punctum. Dessa vez, não sou eu que vou buscá-lo, é ele que parte da cena, como uma flecha, e vem me transpassar (BARTHES, 1984, p. 48).


Fotografar é colocar na mesma linha de mira a cabeça, o olho e o coração.( Henri Cartier-Bresson )

Um comentário:

  1. Nossa, muito bom esse post! Rico em informações.

    Adoro fotografias também e ainda pretendo trabalhar diretamente com fotografia de moda.

    Bjaum!
    Tow seguindo!

    www.fulanasdesalto.blogspot.com

    ResponderExcluir