Blog Ian Albuquerque

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Mulheres que fazem a História!

 
Desde tempos primódios a mulher sempre foi tratada em segundo plano por seus familiares, marido e sociedade. Mas, graças a força, garra e determinaçao de mostrar seu poder aliado a seu encanto femenino, começou a conquistar seu espaço na politica, força militar, industrias e até mesmo em seu proprio lar, sendo considerada e respeitada. Valendo salientar que seu destaque maior estar na Moda( CoCo Chanel), nas passarelas fashions exibindo todo esse poder. Esta matéria foi elaborada exclusivamente para homenagear as mulheres do mundo, que de alguma forma, contribuiram para o desenvolvimento da história mundial. Selecionei algumas, vejam abaixo:


Carolina Angelo, nascida na Guarda em 1877, médica, cirurgiã, activista política, membro da Liga das Mulheres Repúblicanas, foi a primeira mulher em Portugal a exercer o direito de voto.



 Golda Meir foi uma das primeiras a abrir caminho para as mulheres na política. Primeira-ministra de Israel entre 1969 e 1974,estava à frente do país durante a Guerra do Yom Kippur, um dos períodos mais conflituosos do país.



 Agora, a Serva de Deus foi declarada Venerável. Sua vida foi reconhecida ilibada e enriquecida por Deus com virtudes heróicas. Tudo que Maria Rita fez, ou melhor, Irmã Dulce realizou em nome da caridade, toda sua dedicação ao próximo, a Igreja ratificou e reconheceu sua heroicidade. Sim, a Igreja tem seu heróis e suas heroínas. Irmã Dulce é uma delas.



 Indira Gandhi foi a primeira mulher a ocupar o cargo de chefe do governo indiano. Permaneceu no posto entre 1966 e 1977, depois entre 1980 e 1984, quando foi assassinada covardemente por um extremista da religião sikh.


 Margareth Thatcher influenciou homens e mulheres na forma de governar. Foi a primeira mulher a ocupar o cargo de primeiro-ministro da Grã-Bretanha, posto em que permaneceu por 11 anos, de 1979 a 1990. Ficou conhecida como "Dama de Ferro" pela firmeza com que conduziu o País.



 Foi a primeira monarca britânica desde de o Ato da União em 1801 a estar fora do reino no momento da sucessão. O hotel onde ela entrou princesa e saiu rainha é bastante popular para os turistas que visitam o Quênia. A coroação de Isabel aconteceu em2 de junho de 1953, na Abadia de Westminster. A sua imagem pública tem sido amenizada nos últimos anos, particularmente após a morte da rainha-mãe. Apesar de permanecer reservada em público, tem sido vista rindo e sorrindo mais do que em anos anteriores e foi com comoção que os súditos a viram chorar durante o culto em memória das vítimas dos ataques de 11 de setembrona Catedral de São Paulo e na Normandia.


 Erudina quando eleita, não tinha nem banheiro femenino na camara, que passou por vários cosntragimentos e preconcieitos num ambiente machista. E hoje estar provando com astucia, inteligência executra de maneira plausível o cargo aspirado no poder. 



 Benedita da Silva, após o mandato no Rio, também abriu espaço no Congresso, tornando-se a primeira negra a tomar posse como senadora. É a primeira mulher negra governadora da história do país. Em pouco mais de duas décadas, Benedita saltou da miséria quase absoluta para o mais alto posto em um Estado que é a segunda maior economia do país.



 Angela Merkel, de 54 anos, se tornou, em 2005, a primeira mulher na história a assumir o cargo de chanceler alemã. Foi considerada pela "Forbes Magazine" a mulher mais poderosa da atualidade.



 Aos 52 anos, Marina Silva (nascida Maria Osmarina Marina Silva Vaz de Lima) tem uma trajetória de vida impressionante. Um exemplo que considero de mulher e política juntos é Marina Silva, onde teve uma linha de crescimento similar ao atual presidente Luiz Inacio Lula da Silva.
Talvez até mais impressionante que a de Lula.



A economista Dilma Roussef foi a primeira mulher a ser nomeada ministra-chefe da Casa Civil, cargo que exerce desde 2005. Filiada ao PT, foi e é um dos braços fortes do governo Lula que agora, junto com o povo,  a elegeu a primeira Presidenta do Brasil.



Clarice Lispector é uma das escritoras brasileiras mais respeitadas e reverenciadas tanto no próprio país quanto no exterior.



Gabrielle Coco Chanel revolucionou a estética da moda em seu período. Não só a mulher desafiadora e ousada que quebrou as correntes do vestuário feminino no século XX, mas ,um mito para mim e para todos que amam a Moda.








Nenhum comentário:

Postar um comentário