Blog Ian Albuquerque

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

A arte da maquiagem e sua história!


O Egito foi uma civilização  pioneira em vários aspectos, com influencias em muitas descobertas que são de grande importância pra humanidade. Como por exemplo, a maquiagem, onde os Faraós para se sobresairem perante seus súditos de classes mais importante, ausavam perucas, belas joias e perucas e ainda pintavam o rosto, dando ênfase maior nos olhos (pintavam de preto em respeito ao Deus Rá – Deus-do-sol  ). De acordo com a história, Cléopatra era uma mulher muito vaidosa que gostava em demasia de cuidados com a corpo, cabelos e de  apresentar-se  impecávelmente para seus súditos.  Cleópatra imortalizou seu tratamento banhando-se em leite, cobrindo as faces com argila e maquilando seus olhos com pó de khol.  E, o primeiro creme facial foi criado pelo físico Galeno em 150 ac , adicionando água à cera de abelha e óleo de oliva.


O  Japão também teve grande influencia nessa arte no século IX ao XII,  valorizavam a pele branca e para obter a aparência extremamente clara as mulheres aplicavam um pó espesso e argiloso feito de farinha de arroz, chamado oshiroi, usaram também  o Beni ( pasta feita do extrato de açafrão, para colorir as maçãs do rosto).  Nas grandes peças de teatro na antiga Grécia os artistas utilizavam maquiagem para disfarçar o rosto, pois, os homens substituíam o papel da mulher, já que era proibido mulheres atuarem em peças teatrais, sob pena de condenação.


  
As mulheres na antiguidade além de serem postas em segundo plano na sociedade, também sofriam grandes preconceitos( e por incrível  sofrem até hoje). No sec. XVIII, caso uma mulher  usasse acessórios, apetrechos e maquiagem para seduzir um homem, tinham o mesmo destino que as bruxas, visto que a igreja exercia um maior poder perante a sociedade, algo meio inquisidor. Porém graças a Paris ( aprox. 1920) fora lançado o primeiro batom em tudo onde destacava a boca da mulher, dando-lhe um ar mais feminino , como Marilyn Monroe um modelo clássico da mulher envolvente e sedutora. Daí então, disparou a criatividade de vários profissionais que se especializaram-se na área e sendo lançando a cada temporada, produtos cada vez mais sofisticados




O Brasil também teve seu momento de pioneirismo nos anos 70, com Eriç Rzepecki, na Rede Globo, dando um salto exclusivo a profissão de maquiador/visagista. Atualmente temos ótimos profissionais neste ramo que se especializaram-se em make –ups pra desfiles, editais de moda, make com efeitos especiais,etc, como: Duda Molinos, Emi Sato, Leopoldo Pacheco, Armando Filho e muitos outros. Em Fortaleza temos: Juarez Silva, Assis Brito, Linconl Walraven, Hemanuel Pinto, Aline Carvalho, Patrick Pontes, Silvana Braga, etc











O maquiador Juarez Silva ( votem em Juarez no site da Avon ) participou do Espaço Entre-Vista-se. Vejam um pouco de sua carreira e dicas de maquiagem:

(Ian )Quero agradecer por sua  participação no espaço Entre e Vista-se do meu blog de moda, o qual considero a maquilagem uma aliada incondicional no mundo fashion e no cotidiano das pessoas.

obs: o formato estar da maneira que ele mesmo escreveu em suas respostas.

ENTRE-VISTA-SE

   Faça um breve histórico de sua careira como maquiador.

COMECEI  A  MAQUIAR SEM NENHUMA PRETENSÃO DE SEGUIR CARREIRA, ATÉ ENTÃO MAQUIAVA APENAS MINHA MELHOR AMIGA E MINHA MÃE, MAS UM BELO DIA FUI CONVIDADDO POR UM AMIGO QUE ESTAVA CONCLUINDO O CURSO DE MAQUIADOR PROFISSIONAL A PARTICIPAR D EUM EVENTO DE MODA  E EU FUI MESMO SEM TER NENHUM MATERIAL  NEM PINCEL  A PARTIR DAÍ FUI CONVIDADO PARA OUTROS . 

2.       O que levou você a  seguir esta profissão?

QUANDO COMECEI A ENTRAR NESSE MUNDO DE MOD A E BELEZA EU ERA UM ESTUDANTE DE CURSINHO PARA MEDICINA RSRRS EMBORA TENHA CURSADO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. Por fim acabei desistindo da profissão para seguir carreira de maquiador pois o fato de exigir criatividade , fuga da mesmice tudo isso me estimulou bastante.

3.       Percebendo sua vocação, de imediato procurou fazer um curso ?

No início não cheguei a fazer cursos  porque estava meio indeciso escolhendo que carreira seguir  mas logo assim que decidi fui pra são Paulo e fiz cursos de aprimoramento pois sou autodidata mesmo.

4.     Quais o s requisitos básicos para ser um bom profissional e se destacar perante tantos outros profissionais do ramo?

Com certeza o grande diferencial é ter amor  pelo o que faz não adianta trabalhar com a beleza  exterior sem ter  amor ,maquiar por maquiar qualquer um faz é só seguir o passo a passo.  E ser um pouco perfeccionista também acho fundamental nessa profissão assim como um cirurgião plástico.

5.       Quando e Onde vc iniciou exercer o seu trabalho de maquiador?

Há uns 5 ou 6 anos e iniciei entre amigos mas o primeiro evento foi aqui em fortaleza depois  vieram SPFW e etc.

6.      Geralmente, os profissionais de hoje , estão mais polivalentes, ou seja, alem do make up, também são cabeleireiros e/ou fotógrafos, vc se enquadra nesse perfil?

Adoro fotografar  e com o passsar do tempo e dicar creio que já tenha o olho clínico para os clics e ângulos porém ainda me contento com maquiagem e cabelo gosto d efazer beleza pra os outros  .

7.      Os maquiadores de uma forma geral levam muito em consideração a tendência do exterior, principalmente da Europa. Sabendo que o clima, pele são diferentes dos europeus e americanos como vc  segue essas tendências?

Primeiro temos q entender a tendência e depois localizar o tempo que ela chega aqui não adianta dizer q boca preta é moda lá fora e querer usá-la em pleno verão , ideal é absorver as tendências e usá-las na hora certa e do seu jeito sem cópias meramente ditas.

8.       Dentre tantos  marcas famosas, quais produtos voce dar preferência? O importado ou o brasileiro?

Ainda aos importados  99,9% do meu case é de produto  importado, infelizmente ainda não temos uma marca de produto profissional , não digo os domésticos, que se destaque no mercado e  seja brasileira.

9.      Por gentileza, passe umas dicas rápidas de como se auto-maquiar pra ocasiões especiais. Qual produto não pode faltar no estojo e/ou bolsa feminina?

Acho q eu bom gosto é fundamental  uma pele é imprescindível , usar base oil free, rímel preto , para noite tentar marcar sempre os olhos em ocasiões especiais .

10.   Na sua opinião a mulher  sabe utilizar-se dessa ferramenta para deixar em evidencia a beleza brasileira?

Depende muito da região mas no geral  no norte e nordeste as mulheres não tem o hábito de  maquiar-se , inclusive pelo clima  e talz nas outras regiões elas abusam mais desse poder sim.

Mais uma vez meus agradecimentos e sua  entrevista foi um charme e será de grande valia para minhas leitoras. E, pra fechar com chave de ouro, conta como alguém que queira ingressar nesse mundo fashion, deve fazer para tornar-se um excelente maquiador e participar de editais, eventos, desfiles, etc


(Juarez) Acho que não tem muito mistério tem que gostra do que faz procurara ser um profissional honesto , justo  e muito dedicado o resto vem com o tempo.



Juarez Souza
Beauty artist

Um comentário:

  1. Nossa ele é um artista amei as maquilagem do Juarez souza! Parabéns com certeza vai arrebentar de sucesso muita prosperidade a todos vocês!

    ResponderExcluir