Blog Ian Albuquerque

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Moda Ghotica ou o dia das Bruxas?!



Muita gente acha estranho o modo de certas pessoas se vestirem, se pintarem, até mesmo comportamentos sombrios, mórbidos, os quais apreciam a tristeza e solidão. Assim era a defeniçao para quem ousa ser diferente, alternativo ou segue uma linha de principio de um grupo e sua própria doutrina, vamos dizer assim. Eram conhecidos como Darks, pessoas que se vestem de preto, só saem a noite e misteriosos. Hoje, mais conhecidos como Góticos. Alguns seguem o estilo DarkRockers e outros são  mais descontaidos,  irreverentes no comportamento, aceitando o novo e adicionando novas vertentes ao seu estilo no cotidiano. São pessoa normais que trabalham, estudam, tem sua familia e que gostam, apreciam, um modo de vida, um lado  sombrio e fetichista dos Góticos. Ser gótico é integrar-se a roupa que veste, demonstrar através de seu figurino e maquilagem um jeito diferente de se viver.







Os rockeiros e os personagens famosos do cinema, desde Nosferatus ao Famoso Dracula de Copolla a Conde Lestat e outras vertentes dos filmes de terror que aliam,,medo, prazer, moda e maquiagem; incentivaram milhoes de pessoas a se sentirem vampiros, desejar ser um deles, gostar da cor vermelha, preferir um ambiente escuro e tudo que a noite pode ofereçer,  de prazer e sedução.











 A Moda Gótica dá a seus adeptos liberdade de expressão e a maioria dos góticos usa o preto na roupas,  nos calçados que em geral são botas pretas de bico fino, os cabelos vão de tonalidades azuladas ao preto e normalmente são coloridos e armados, cheios de ponta imitando as bandas de metaleiros, alias todo o estilo meio que se confunde com o dessas bandas e temos que ter muito cuidado para não fazer confusão com os estilos de uns e outros. Embora a moda gótica use muito o preto em suas fantasias, como é uma forma muito individual de expressão não raro combina o preto com outras cores como o vermelho e tudo depende apenas da imaginação de cada um e do dinheiro que possui no bolso. Em geral estas fantasias se baseiam em personagens de filmes e livros de terror e muitos nas figuras de desenho animado. E neste mundo obscuro há poetas, escritores, roteiristas, diretores e até revistas de moda que seguem a tendencia do alternativo, fugindo as regras da moda, alguns estilistas permeiam o mundo fashion adicionando acessorios, recriando modelos de geraçoes passadas e agregando a atualidade fashion.









Sem esqueçer de altas celebridades que apresentam irreverencia e que se destacam nos tapetes vermelhos e na midia, como: Cher, Madonna, Lady Gaga, Marilyn Manson ( que faz um mix de culturas ), Gracy Jones, Amy Lee, Anete Ollzon, Kiss, Ozzy Ousbourne, Sioux and the banshees e muitos outros,etc






















Tanto o homem quanto a mulher que usam o estilo gótico fazem uma maquilagem extremamente pesada e muito elaborada e é muito normal que tendo evoluído do espírito punk, rock, dark, etc. Diferente dos anos 80, o gótico versão 2010 está mais pra castelos e vampiros do que pra solidão dos cemiterios. Abaixo, simbolos, estilos conservador, estilo mais fashion e mais atualizados com um toque sadomasoquista, cosplay,etc de góticos e seus afins, para todos os gostos:




ma




























Algumas poesias góticas









Um comentário: