Blog Ian Albuquerque

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Vitrine! Cartão postal de qualquer loja!


**********************************************************************************



**********************************************************************************



**********************************************************************************


**********************************************************************************


Toda loja deve ter sua vitrine para expor suas peças com muita originalidade e criatividade, aliada a um tema escolhido para o momento de elaborar o quadro, sendo bem enquadrado à visão do cliente, passando uma imagem direta e que seja bem compreendida. As vitrines são um meio de chamar a atençao de quem passa, algo inusitado, inovador que conquiste o olhar coletivo. Montar uma vitrine exige sensibilidade e experiencia em decoraço onde se faz a harmonia de cores, angulos, objetos, manequins, ou seja, é todo um conjunto em sincronia, além ,de saber combinar as roupas(peças) corretamente.  







**********************************************************************************

Existem varios tipos de temas em organizar/elaborar/criar uma vitrine, são eles: humoristico, infantil, sensual, elegante, luxuoso, militar, esportivo, aventura, religioso, executivo, estaçoes do ano, festivo, comemorativo,etc Seguir tendencias, no caso, temos muitas vitrines com motivos natalinos. Não se deve permaneçer com um mesmo modelo por muito tempo, para não cair em rotina. Sempre que possivel usar materiais que indicam a marca da loja, deixando em evidencia o marketing visual, trocar as roupas e posiçoes dos manequins, e dando muita atençao as perucas utlizadas, sempre bem cuidadas e penteadas. Voce pode expandir sua criatividade usando, dependendo do tema, moveis antigos , objetos e mobilia modernas ou fazer um mix do antigo e futurista, cores, adesivos, estampas, papeis parede e muitas outras ideias que voce vai descobrindo e pesquisando até chegar a sua arte final.












**********************************************************************************



As vitrines aparecem em 2010 com expositores mais simples e adornos que apenas sirvam de plano de fundo para que o próprio produto chame a atenção. É importante condizer à identidade visual da loja e de sua(s) marcas com a vitrine, para que quando o cliente entre, sinta-se em um universo que transmita a essência dela e ocasione a compra.











Para completar a vitrina, busque utilizar materiais que ninguém imaginaria fazer parte de uma vitrine. Mas, para isso você não precisa optar por objetos e materiais extravagantes. Os materiais podem ser comuns, mas saiba criar um modo de colocá-los na vitrine de um forma inesperada, ou seja, empregue uma nova função à esses objetos, fazendo uma composição inovadora. Além de tudo, a proposta para a vitrine ideal é o equilíbrio, saiba planejá-la sem o exagero, porém, com criatividade. ( obs: sem esqueçer da iluminação adequada que é item essencial na captaçao visual da vitrina.)

Para o adequado planejamento de uma vitrina, os seguintes critérios devem ser considerados:

- Fundo vazado ou tonalidades claras;
- Iluminação dirigida de cima para baixo e/ ou da frente para o fundo;
- Produtos selecionados e novidades do momento;
- Elementos de decoração, compondo o cenário, acompanhando a tendência ou mostrando o uso do produto;
- Informações de importância e valor para o cliente, convidando-o a entrar na loja;
- Utilização de suportes expositores, que valorizem o produto.



**********************************************************************************

 Sempre faço questão de postar materias diferentes que falem sobre assuntos comentados por poucos, não que não tenha seu valor, é que as vezes há profissões ligadas a moda que são vistas em segundo plano, porem, todas tem sua suma importancia, uma ligaçao ciclica. Resolvi falar sobre vitrines desde sua criaçao e dicas de elaboraçao. Claro que o assunto é muito mais profundo, mas, postei um resumo de todo o trabalho dos profissionais, VITRINISTAS.

E  ao focar uma pauta profissional,  procuro sempre fazer uma entrevistra com algum um profissional da area, como: Felipe Reis (Vitrinista - Visualista ) de uma grande marca com varias lojas em Fortaleza.)

Bem vindo ao meu espaço Entre-Vista-se com Ian Albuquerque

1.       Gostaria de começar a entrevista parabenizando-o pelo seu trabalho como vitrinista. Gostaríamos de saber o que motivou o Felipe a escolher essa profissão?
Na verdade tudo aconteceu por um acaso, pois no começo da minha trajetória profissional eu tive a oportunidade de acompanhar uma equipe de vitrinistas em ação, fazendo a troca da vitrine de uma loja. Logo de cara me apaixonei por essa profissão e quis me especializar e aprofundar meu conhecimento para que um dia eu pudesse trabalhar nesse ramo, já que no começo eu era muito leigo e não sabia da importância que esse profissional possuía. Hoje, eu trabalho com essa mesma equipe que um dia me fez abrir os olhos para esse ramo e que me fez seguir nessa carreira. Agradeço-os todos os dias por ter me incentivado a estar trabalhando no que gosto e que me faz tão bem.

2.       Quando seguimos nossa vocação em trabalhar com beleza e moda temos que nos especializar. Você fez cursos, treinamentos para dominar as técnicas do Vitrinismo?
Não só fiz como continuo fazendo, pois nessa carreira vemos que cada vez mais os profissionais estão se especializando, e que as vitrines de hoje em dia estão se saindo como verdadeiras obras de arte que nos hipnotizam e nos fazem sonhar. O grande trunfo desse profissional é buscar novas possibilidades, ser criativo, e além de tudo visionário para adequar-se a um mercado que dita regras novas todos os dias e exige cada vez mais o melhor desse profissional.

3.       Alguns aspectos devem ser focados para criar/elaborar uma vitrina. Qual você toma como referencia no momento de elaborar e exibir sua criatividade?
Primeiramente, eu busco saber qual é o estilo da loja que irei trabalhar, e qual o público-alvo ela atende. Pois o próximo passo da vitrine que será trabalhado, é o tema que obrigatoriamente deve estar em harmonia com o interior da loja. É através da escolha do tema que o profissional terá norteio para dar inicio ao planejamento do que será feito e quais materiais serão utilizados, pois para não errar, é muito importante conhecer o tema sobre o qual se trabalha, consultando livros e sites onde você possa estudar e ver muitas imagens, fazendo delas suas referências de onde se vão extrair as cores, formas, texturas, etc. Alguns temas utilizados se encontram nas datas promocionais ou comemorativas e, a todo o momento, o universo oferece uma fonte inesgotável de inspiração 

4.       Ao elaborar a vitrine você inicia fazendo um lay-out para averiguar ângulos, exposições e iluminação, etc? Se não, como você elabora seu projeto?
Exatamente. Cada vez que é feito um projeto de uma vitrine, temos que pensar com antecedência em todos os detalhes que serão explorados. Como já foi citado, o tema vem em primeiro lugar do projeto, seguidos dos materiais que serão utilizados de acordo com a verba definida. A partir daí, trabalharemos na composição de cores dos looks escolhidos definidos no tema, buscando seu devido equilíbrio entre o espaço e os produtos adequados ao tamanho da vitrine, pois se a exposição de itens é excessiva, o consumidor não conseguirá captar tudo e passará adiante. Outro aspecto importante como você mesmo mencionou é em relação à iluminação que em todo o seu projeto de decoração de loja é essencial para valorizar a sua marca e os produtos que você oferece. Uma iluminação indireta valoriza ainda mais os produtos expostos em uma vitrine.

5.       Geralmente a troca de vitrina é quinzenal ou semanal, onde você busca tanta criatividade?
Realmente parando para analisar, o espaço de tempo de uma vitrine para outra é muito curto, então por onde ando procuro ver novas possibilidades que adequadas para o mercado pode tornar-se uma fonte de inspiração para uma vitrine posterior. Gosto também de pesquisar em sites de moda novas tendências, além de fazer uma consulta no que esta acontecendo no exterior de novas práticas adotadas.

6.       Sabemos que a harmonia de cores e iluminação influência e muito no visual da imagem. Qual sensação você sente quando a sua arte está finalizada. Digo tudo em verdadeira harmonia?
Dever cumprido. Pois a maior alegria para um profissional desse ramo quando termina as suas obras, é ver que as pessoas param para observar, comentam e entram na loja para comprar o produto.

7.       O prazer de fazermos o que gostamos é indescritível, assim, unimos o útil ao agradável. Quais técnicas você utiliza em suas vitrines?
As técnicas que utilizo vão desde a limpeza da vitrine, o cuidado dos detalhes, a passadoria das roupas, até a sua manutenção que tem que ser realizada diariamente, pois a vitrine é a primeira impressão que o cliente terá da empresa, então todo esforço para a manutenção da mesma tem de ser tido como primordial, como se ela tivesse acabado de ter sido feita.

8.       As vitrines a cada dia que passa estão mais irreverentes e inovadoras, utilizando-se de alta tecnologia e arte. Qual importância tem as vitrines para as lojas?
Dizem que imagens contêm mais de 1000 palavras. É com essa definição que cito qual grau de importância têm-se uma vitrine para uma loja. A vitrine, é o cartão de visita para que o cliente pare, olhe e entre na loja para realizar suas compras. Ela mostra ao cliente o tipo e o estilo daquele estabelecimento, afinal, cerca de 80% das vendas de uma loja são vinculadas a uma vitrine, pois quando bem exposto, o produto fala com o cliente despertando o desejo de possuir o que está exposto. Lembrando que, na maioria das vezes o cliente nem está interessado em comprar nada, está apenas ‘dando uma olhada’. Mas com certeza algo lhe chamará atenção, se a vitrine estiver bem organizada, alinhada e com as tendências da estação.

9.       Trabalhar com arte e Moda é algo maravilhoso. Que dicas você daria aos profissionais que queiram seguir a carreira de vitrinista?
Busquem informação, e procurem se especializar sempre, pois as técnicas de vitrinismo devem sempre estar em constante aprimoramento e o profissional escolhido para exercer essa função deve, antes de qualquer coisa, ser dotado de extrema criatividade. Pois, a vitrine deve ser entendida como um espaço em constante renovação e mudança, já que é uma área acessível tanto aos clientes quanto aos comerciantes de todo porte e deve sempre ser produzida com o máximo cuidado e total planejamento como forma de potencializar vendas e proporcionar experiências agradáveis e, muitas vezes, inesquecíveis.

10.   Todo profissional tem um objetivo na carreira, ou seja, estar sempre em ascensão. Quais seus objetivos para 2011?
Estou muito confiante para o ano de 2011, pois tenho alguns projetos em mente que tem tudo para dar certo. Um deles é terminar minha faculdade no semestre que vem e dá inicio ao meu MBA. Com isso, também tenho um projeto para morar fora da cidade, trabalhando no que gosto, buscando novas experiências e me aprimorando cada vez mais para que possa ser um profissional cada vez melhor.


Agradeço sua participação no Espaço Entre-Vista-se , muito obrigado e cada vez mais Sucesso!


Um comentário:

  1. adorei Ian! realmente a primeira impressão é a que fica!
    Adorei o blog de uma forma geral, só tenta melhorar um pouco o layout... porque o conteudo está ótimo você tem muito assunto e muito conhecimento para expor! Continue assim

    ResponderExcluir