Blog Ian Albuquerque

sábado, 19 de fevereiro de 2011

North Shopping diz: S.O.S Mata Atlantica!




Estou agora com parceria com o maior  pólo de compras   mais bem    sucedido   de  Fortaleza ( North Shopping ) onde tambem promove uma aliança verde com a Fundação SOS Mata Atlãntica. Os visitantes do Shopping são agraciados com uma linda e consciente Exposição que tem como tema: Sua Mata, Sua Casa, onde o  projeto tem o intuito de ensinar as crianças desde cedo, educação e ter respeito com o meio ambiente. O objetivo maior é conscientizar adultos que não tem consideração com a Natureza, à se reeducarem e entender que somos parte da flora, fauna e do sistema e que tudo que fazemos que agrida este nicho, pode desencadear conseqüências desastrosas tanto no presente, como no futuro.



E quando falamos de futuro, estamos colocando em pauta a Sustentabilidade que é o principal assunto que estar presente  em ongs nao-governamentais com o desejo de mostrar aos cidadões que reciclar é presciso e faz bem. Que o lixo que voce muitas vezes joga na rua pode durar anos para se decompor, além de entupir boeiros que em dias chuvosos, alaga toda uma area, prejudicando e pondo em risco a vida dos moradores. Na verdade a preocupação é bem maior, a nível internacional, ou seja, prevenção mundial e ações corretivas podem deixar o futuro de nosso planeta mais saudavel, visto que, o objetivo principal é o futuro das novas gerações e a conservação das reservas e produtos naturais.


Na política muito se discute, desde a Agenda 21, onde foi abordado o assunto pela primeira vez em prol  de um mundo mais justo e melhor para todos. Foram elaboradas leis que protegiam o meio -ambiente, mas, somente isso não bastou, pois, fez-se necessário mais um encontro global de entidades ligadas a natureza e lideres mundias, para falarem a primeira sobre sustentabilidade, ou seja, preocupar-se com o meio -ambiente e também com o seres que nele habita, dai veio a Eco - 92. A agua, nosso liquido mais precioso estar em risco, nossa floresta amazônica esta dizimada por queimadas e retirada de arvores clandestinamente por empresarios ilegais, a mata atlântica tem uma area de menos de 5% , pois, esta sendo devastada a cada dia e é o local onde abriga mais bio-diversidade e muitos animais, plantas estão em extinção, fora não termos equipamentos que possam mostrar previamente possiveis locais com riscos de enchentes e deslizamentos. Chega, chega! estar na hora de dar um BASTA em tudo isso! Assim pensou os colaboradores da SOS Mata Atlântica, uma fundação itinerante que visa proteger nossas riquezas naturais e afim de termos leis e  códigos florestais, mais justos e puniveis para quem nao os cumprirem, criando assim a Plantaforma Ambiental, um elo entre o povo e os politicos, manifestando e assumindo o compromisso de proteger nosso planeta e quem nele vive. O projeto conta com o apoio do  Bradesco Cartões, Volkswagen e Natura e por onde passam recebem apoio de ONG´s, associações e Prefeituras. Acesse e saiba mais www.sosma.org.br e caso queira ser um voluntario ativo nas mobilizaçoes virtuais, cadastre-se no www.conexaososma.org.br




A exposição ofereçe à adultos e criança uma maneira divertida e inteligente de ensinar e conscientizar de modo lúdico e interativo. Vejam abaixo alguns clicks de brincadeiras inteligentes:








Fui recepcionada por Maruska que deu-me algumas informações sobre a exposição, distribuiu alguns folders, mostrou-me os livros para apreciação dos visitantes, solicitou minha assinatura no livro de convidados e indicou-me para conhecer o Túnel da Mata, um passeio rápido e encantador, mostrando alguns animais e aves que estão em risco de extinção, através do olho mágico do SoS Mata Atlântica.












No espaço voce encontrará filmes que em sua metodologia, ensina e desenvolve o lado protetor e natural das crianças e adolescentes, para tornar-sem cidadãos de bem, do bem.





Todas as peças foram elaboradas e projetadas com material que seria lixo, ou seja, reciclavél. Isso nos mostra que usando do bom senso e criatividade podemos transformar/construir um ambiente totalmente de bem com a natureza, com menos gastos e maior durabilidade, além da peça tornar-se uma obra de arte. Vejam abaixo material utilizado na construção da arvore e da bandeira exibida logo no inicio desta matéria.








Temos um grande livro que orienta, explica varias duvidas que venham a surgir durante a visita. Basta folhea-lo e tenha uma boa leitura



Como era de se esperar, na exposição voce encontra todas as regras de boa convivência com  humanos, animais e o meio- ambiente. Voce vai aprender sobre o uso indevido da nossa agua, gastos excessivos de energias, poluição e muitos outros tópicos que somente visitando terá a grande oportunidade de aumentar seu conhecimento de sobrevivência.





SOS Mata Atlântica. Sua Vida, Sua Causa, Sua Casa! Vista esta camisa.Para obter maiores informações poderá acessar o portal : www.sosma.org.br. Um agradecimento especial à todos que fazem este projeto acontecer. Parabéns!


Obs: Logo mais estarei postando sobre EcoNorth ( Rancho Branca de Neve ) e falando um pouco desse empreendimento e sua participação benigna ao meio-ambiente. North Shopping uma empresa ecologicamente correta.

4 comentários:

  1. Muito bem trabalhado este material
    Mostra o conteúdo divertido sem cansar, dando energia para um assunto tão importante!
    Adorei.

    ResponderExcluir
  2. ARRASOU IAN NA MATERIA SIMPLESMENTE PERFECT SEM PALAVRAS UM DOS MAIORES BLOGUEIROS DE FORTA E VC MESMO A MATERIA NAO PODERIA FICAR MELHO!!!

    ResponderExcluir
  3. Só tenho a agradeçer os elogios e o reconehcimento de vcs meus queridos amigos que são inovadores, inteligentes e criativos. Parabéns para nós todos que de alguma formar interagimos na Moda de nossa cidade.

    ResponderExcluir