Blog Ian Albuquerque

sexta-feira, 26 de abril de 2013

FESTIVAL INTERNACIONAL DE DANÇA DE FORTALEZA E ITINERANTE DO CEARÁ



O Fendafor tem como Foco principal um Programa de formação pedagógica para bailarinos, pensadores e produtores culturais, bem como a Circulação de Espetáculos em cidades do interior do estado do Ceará, Proporcionar ainda maior visibilidade à produção local e estimular novos mercados de trabalho, circulando Grupos, Bailarinos e Companhias de Danças (espetáculos, Cursos, Palestras e vídeos) nas cidades do interior do estado onde acontece a Fendafor Itinerante; Produção de Dança: tem como foco investir na relação dança/produzindo e expandindo, passando pelos espetáculos cênicos, pelo vídeo e pela performance, estimulando novas pesquisas de linguagem, produções e estendendo também a rede de parceria já estabelecida. Unir talentos e oportunidades. O sonho não se limita, quando esse pensamento é sincero e nos faz feliz. O Festival Internacional de Dança de Fortaleza e Itinerante do Ceará é o resultado de muita determinação e persistência e da crença na Dança como manifestação artística vinda da alma, o Festival a cada ano se fortalece, tornando-se grandioso e transformando em realidade o sonho de tantos bailarinos e dançarinos cearenses, que é o de "ESTAR EM CENA". 







 Espetáculo no Teatro José de Alencar







Fendafor nasceu do esforço, persistência e principalmente o sonho de mulheres artistas cearenses, professoras, coreógrafas e Diretoras de Escolas, que lutaram para conquistar esse espaço cultural, colocar a dança do Ceará no Cenário Nacional e agora internacional, bem como propiciar a maior difusão da cultura cearense. Na época mais de 80% dos Grupos cearenses não tinham nem mesmo a oportunidade de estrearem seus espetáculos e produções artísticas, por falta de incentivo, parcerias e pautas de teatros inacessíveis, foi ai que nasceu a idéia de mudar essa realidade e colocar a Dança do Ceará em Cena...... DANÇA CEARÁ.

O panorama criado pela programação artística do Festival se repete na programação pedagógica, no sentido de que palestras sobre a linguagem do corpo, apreciação da dança e outros temas, além da mostra de Vídeo Dança, de workshops sobre as técnicas dominadas pelos grupos visitantes e cearenses são ministrados nos locais ocupados pelo evento e em comunidades beneficiadas. 
A cada edição do Festival a equipe de assistência de produção e apoio técnico/logístico é montada por cerca de 70 (setenta) profissionais e aspirantes da área da dança cearense, que têm a oportunidade de conhecer por dentro a engenharia de um projeto deste porte e se envolver de uma maneira mais efetiva, com esta ação de fomento para a dança em nosso Estado. Desde as edições anteriores, o Fendafor propõe a montagem de um panorama da dança cênica no Brasil e no mundo, como forma de apresentar uma programação que permita o diálogo entre bailarinos, coreógrafos e grupos oriundos de diversas localidades, proporcionando um momento único de fruição e intercâmbio cultural.



VENHO AQUI AGRADECER E DIZER HUMILDEMENTE MUITOOOOOO OBRIGADA POR TUDO O QUE VOCÊS ME PROPORCIONARAM, ME FIZERAM UMA PESSOA MELHOR, DERAM BRILHO A MINHA ALMA E O MEU CORAÇÃO, FORAM MÚSICA PARA OS MEU OUVIDOS E COMO EU FUI E ESTOU FELIZ E REALIZADA, DIGO COM TODA PROPRIEDADE QUE AMO VOCÊS E QUE SÃO 26 FILHOS NOVOS FILHOS QUE DEUS ME PRESENTIOU E VOU FAZER JUS A ISSO, ESTAREMOS SEMPRE JUNTOS, VOCÊS ME ENSINARAM MUITO, INCLUSIVE APRENDI A SER MAIS HUMILDE DO QUE O SENHOR JÁ ME ENSINOU, DE FATO AMAR O PRÓXIMO VERDADEIRAMENTE COMO A SI MESMO É A MAIOR VERDADE DO MUNDO, DEUS ABENÇOE PROFUNDAMENTE CADA UM DE VOCÊS E SUAS FAMÍLIAS, OBRIGADA!


FENDAFOR em Guaramiranga

Espetaculo Califon Universo Feminino - Barcelona











O GRUPO BCAD ESTA ESPERANDO DE PORTAS ABERTAS O SEU APOIO, A PORTA ESTA ABERTA NESSE MOMENTO PARA RECEBER AJUDA FINANCEIRA E PODER ABRIR FINALMENTE A PORTA PARA A ENTRADA MARAVILHOSA DE 500 CRIANÇAS ADOLESCENTES E JOVENS..... ajudem!
São aspectos relevantes (1994 a 2012): A realização em 19 anos de 13.000 mil pessoas atendidas, mais de 1200 apresentações de balés, no Ceará no Brasil e no Exterior abordando temáticas sociais, em 28 Espetáculos montados; a distribuição de cerca de 530 mil quilos de alimentos; A realização de 116 campanhas para arrecadar roupas, alimentos, remédios e livros; 240 prêmios obtidos pelo Núcleo de Dança BCAD, através dos bailarinos da Cia. de Dança Janne Ruth, do Corpo de Baile do BCAD, bem como o trabalho relevante da Instituição,; geração de 190 empregos diretos, de 2002 a 2012 cerca de 420 encaminhamentos para obtenção de documentos civis para inúmeras pessoas das comunidades e realização de 54 cursos profissionalizantes.


Festival Internacional de Dança de Fortaleza e Itinerante do Ceará - FENDAFOR - Edição 13 


INSCRIÇÕES ABERTAS

Estão abertas as inscrições para XIII Festival Internacional de Dança de Fortaleza e VII Edição do Fendafor Itinerante, Cidades Sobral e Guaramiranga; Mostra de Dança Internacional, Competitiva, Infantil, Infanto Juvenil, Amador e para os Shoppings (North Shopping e Benfica), as inscrições estarão abertas até o dia 15/05/2013 podendo ser prorrogada por mais 15 dias se ainda houver vagas para qualquer uma das mostras; (Competitiva, Itinerante, Internacional, Shopping, Amador ou Infanto Juvenil).

O Fendafor é realizado pelo Grupo Bailarinos de Cristo Amor e Doações – BCAD (www.grupobcad.org.br), com a Direção Geral de Janne Ruth e Artística de Atenita Kaira, Patrocinado diretamente pelo Governo do Estado do Ceará, Através da SECULT, Mecanismo FEC – Fundo Estadual de Cultura. O Fendafor está entre os maiores e mais importantes Festivais do Brasil e faz parte do circuito de Dança Nacional e Internacional, assegurado pelo CBDD – Conselho Brasileiro da Dança, O Festival é conhecido por revelar grandes nomes da Dança, por sua responsabilidade social e pelos importantes bailarinos do Brasil do exterior que passam por nossos palcos.

Inscrições somente pelo Site www.fendafor.com.br

As Inscrições para os Cursos estarão disponíveis no Site a partir de 20 de Maio
Informações; 85 (85) 87547-703 - (85) 9919-7119
REDES SOCIAIS

Facebook – facebook.com/fendaforce

Twitter – @fendafor 
Twitter - @janneruth





Danciografia de Janne Ruth


Janne Ruth Chaves Nascimento Viana – Professora e Coreógrafa, nasceu em Vitória da Conquista – Ba, onde iniciou a dança aos 04 anos de idade em Salvador. Em 1967 sua família escolhia o Ceará para morar e foi então que Janne Ruth iniciou sua história e a ela tem dedicado toda a sua vida. Concluiu seus estudos da dança e Teatro em 1979 com o Professor Hugo Bianchi. 
Em 1980 ingressou na Universidade de Fortaleza no curso de Geologia. Em 1981 inaugurou sua Escola de Dança em Fortaleza e Permanece até hoje, fez especialização em Dança na Faculdade Católica da Bahia. Como coreógrafa tem cursos, mestrados e participações em Festivais nas diversas cidades do Brasil: Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Belém, Recife, Amazonas, Salvador, Campina Grande, Teresina, João Pessoa, etc, e no exterior em: Praga - República Tcheca, França, Inglaterra, Bélgica, Itália, etc. 
Estudou com grandes Maitres no Brasil e no exterior (Eugenia Feodoro, Hugo Bianchi, Dilma Smith, Lenny Deile, Carlota Portela, Dalal Achcar, Marika Gidale, Décio Otelo, Mario Nascimento, Denis Gray, Jô Jô Smith, Dora Andrade, etc. Fez mestrado pela UNIC – União Internacional de Intercâmbio Cultural – Brasil, Nova York e França e especializou-se em Dança Contemporânea. Janne Ruth têm ainda curso e especialização em metodologia do ensino da Dança – Salvador – BA. 
Em 1991 fundou a Cia. de Dança Janne Ruth, em 1994 Fundou o Grupo Bailarinos de Cristo Amor e Doações- BCAD, uma instituição sem fins lucrativos, onde o objetivo é utilizar a arte e Cultura, através da Dança, Teatro e Música, bem a Educação e o Esporte para resgatar da área de risco crianças, adolescentes e Jovens excluídos da sociedade. Hoje são 03 Sedes de atendimento mais de 440 Crianças, adolescentes e jovens em situação de risco beneficiados diretamente e anualmente e 01 Escola de Ballet Particular. Nesses 16 anos têm dedicado a sua vida ao trabalho de resgate social. atua ainda como jurada de dança em inúmeros Festivais Nacionais e internacionais de Brasil. 
são 29 anos de Escola 19 anos de Companhia de Dança e 16 anos de Instituição, 12.000 (doze mil) Crianças, adolescentes e jovens atendidos direto e indiretamente, são ainda 25 Ballet’s estreados, 04 tournées internacionais e 39 Nacionais, 168 prêmios para seus Ballte’s e Homenagens e prêmios importantes pelo reconhecimento ao trabalho social que desenvolve no Grupo BCAD, entre eles; Prêmio Me Acostumei com Você, Marcadinho São Luis e TV Verdes Mares (1999), Medalha Redentorista de Responsabilidade Social ( 2000 ), Gente Que Faz/ Rede Globo de Televisão (2000), Gente de Bem Fica Pra Sempre, Shopping Benfica, TV Verdes Mares e o Boticário (2001), Prêmio Gala CBDD – 2003 – Conselho Brasileiro da Dança – Rio de Janeiro, Prêmio Semi Finalista do Itaú UNICEF (2003), Prêmio Murilo Aguiar da Assembléia Legislativa de Ceará (2004), Prêmio Fida de Responsabilidade Social do Festival Internacional de Dança da Amazônia,Prêmio Efeso de Responsabilidade Social - destaque entre os 05 maiores empreendedores sócias no ano de 2005, Diploma Benemérito da Confederação Brasileira de Karatê Interestilos – S. Paulo (2006), Prêmio Semi Finalista do Itaú UNICEF (2007) entre outros.
Em 1987 foi uma das fundadoras do GPEDANCE - Grupos Profissionais de Dança do Ceará, em 1988 Fundou o Fórum Estadual de Dança do Ceará, em 2000, juntamente com Goretti Quintela, Elzenir Colares e Anália Timbó fundou e criou o Festival Nacional de Dança de Fortaleza-Ce- FENDAFOR, hoje em sua 10ª edição, Na Área Social especializou-se como educadora e Gestora Social, pelo qual atua diretamente como Presidente fundadora do Grupo BCAD, é ainda Coordenadora das Academias de Dança do Ceará, faz parte da comissão de Dança do Ceará e por último em Março de 2010 foi eleita Conselheira do COMDICA – Conselho Municipal de Defesa da Criança e do Adolescente.




Fonte: Arquivo site e face Fendafor

Ian Albuquerque

Nenhum comentário:

Postar um comentário