Blog Ian Albuquerque

sexta-feira, 4 de março de 2011

CarnavalFashion - Alegria e Moda juntos!


Com sua    origem   religiosa, ligada ao    periodo de  Quaresma ( mardi gras ),  teve seu incio em Paris, no seculo XI, com grandes festas de Mascaras e belas fantasias que não expunha o corpo, deixando um ar de mistério e sensualidade.  E quando a nobreza ficava curiosa para saber como o povo se divertia nas ruas, eles se disfarçavam, cobrindo-se da cabeças aos pés para não serem reconhecidos, daí então, Paris e Veneza ainda mantem este costume, em fantasias das mais diversas desde pierot a nobreza, fazendo parte não somente dos grandes salões privados, mas, tambem das ruas e  do povo.






As fantasias do carnaval sempre foram ligadas a Moda, pois, sempre traziam inovações, que nos dias atuais chamamos de tendências. O Carnaval deixou de ser um festejo somente popular ou uma festa tradicional e tornou-se fashion, ultrapassando a linha da imaginação e criação, exibindo peças com qualidade, requinte, verdadeiras obras de arte, elaboradas por grandes estilistas e designes consagrados no mundo da arte e da moda. 

Geralmente os destaques de Escolas de Samba usam alegorias super caras, com joias, plumas sofisticadas e carros alegóricos exuberantes com originalidade aliada a alta tecnologia, sendo  um forte diferencial. 


Mas, nem só de roupa vive o homem! E as fantasias foram diminuindo para mostrar o lado mais sensual e erótico, a exibição dos corpos perfeitos, de destaques da Escola a famosas Madrinhas de Bateria. 



As marchinhas de carnaval, como a da famosa e eterna, Carmem Miranda, deram o lugar ao samba enredo que conta uma historia, muitas vezes verídica que homenageia com um tema, algo importante na historia, seja de segmento for, ou à alguem que durante sua vida realizou algo de destaque em prol de ajudar, oferecer alegria, idealizou um projeto,etc. E tomemos como cantor, puxador da escola, o Neguinho da Beija-Flor.



Cada Estado ou região, como Recife por exemplo, tem seus costumes e danças culturais ( Frevo ) que comemoram o Carnaval de jeito diferente , mas com o mesmo amor e paixão, que rege um fiel carnavalesco.


Atualmente o comércio "cresceu" os olhos e viu que no Carnaval pode-se ganhar muito dinheiro, como na Bahia, que inovou trazendo os famoso blocos com bandas e cantores famosos que puxam, através da musica baiana ( axè )os seus fiéis seguidores   e  recebe milhares de turistas para sentir o calor humano deste povo festeiro e gastar muito dinheiro, ô xente! E a moda novamente nos abadás que antes era uma forma de identificar pessoas pertencentes a determinado bloco, hoje, vai mais além, com  varias maneiras de chamar atenção, cortando, costumizando as peças, dando um novo estilo ao ritmo baiano de ser.




E, até mesmo as grandes celebridades sem querer, eram nos figurinos, quer dizer, estão prontas pra abalar, seja nos salões, ou na avenida, estão preparadas. E algumas até que acertam errando. rrss  


E, em desfiles podemos averiguar logo abaixo as criaçoes de La Croix , meio carnavalesco com um misto de halloween ( ou ao contrario?! ) , ou Balmann com brilho e colorido intenso ou Jeremy Scott jogando com os tecidos, cores, em um mundo do faz de conta, mas, eles podem ousar, usar e abusar da loucura nas passarelas. 




E, falando de cantoras, temos duas no ranking, que poderiam representar muito bem o estilo trés chic carnafashion, seriam:    Lady GaGa e Grace Jones ( sempre Diva ).





Na verdade todos os estilos são aceitos , pois, no  It Up da moda não há padrões ou regras, apenas sinta-se bem e feliz, cante, pule, dance, ame, mas, com segurança e responsabilidade. Use Camisinha sempre e aproveite seu Carnaval. O importante é ser FELIZ!





Nenhum comentário:

Postar um comentário